Como crescer uma empresa com 3 ferramentas essenciais

Aprenda com detalhes a como crescer uma empresa utilizando de forma integrada essas 3 ferramentas e economize seu tempo na gestão.
Tabela de conteúdo

Os caminhos para como crescer uma empresa são diversos, mas não são fáceis.

Por experiência própria, sei que também que a maioria dos caminhos para facilitar o crescimento através de ferramentas são muito caros.

Plataformas para integrar seu marketing, processos, projetos, etc, chegam a custar alguns mil dólares por mês, sendo inviável para a maioria das empresas em estágio inicial e até mesmo difícil de conseguir aprovação para empresas de médio porte.

Por isso quero facilitar sua vida com esse artigo que queria ter lido quando comecei, compartilho com você meu conhecimento depois de muita procura, estudo e testes.

Aqui vou dar a sugestão de 3 ferramentas essenciais para você facilitar sua gestão empresarial, crescer seus resultados e metrificar seu negócio. Também explicarei o funcionamento de cada uma e sua utilização na CRIARH Consultoria, todas as 3 ferramentas tem versões gratuitas e pagas.

Particularmente, a CRIARH Consultoria utiliza as três nas suas versões pagas, mas começamos com suas versões mais simples e você também deve seguir esse caminho para testar a sua utilização e adaptação às ferramentas.

As ferramentas são poderosíssimas. Elas permitiram a CRIARH mudar seu panorama de planejamento em todos os níveis (estratégico, tático e operacional) assim como facilitar a execução e diminuir o tempo gasto nas ações na empresa.

Contudo, tenha em mente que o principal agente de transformação organizacional é você, a ferramenta é apenas um facilitador para o seu trabalho. Aqui vamos falar de 3 tipos de ferramentas, de metrificação, gestão e automação.

1. A ferramenta de metrificação

Metrificar é, literalmente, saber as métricas (análises) de dados de seu negócio. E mesmo que você pense: “Ah, meu negócio não tem dados para serem metrificados”. Acredite, todo negócio pode ser metrificado.

A CRIARH Consultoria atualmente não tem nenhum produto digital (ainda), todos nossos produtos são eventos presenciais, mas como você, utilizamos canais digitais para nos comunicarmos com clientes. Como esse site.

E para tratar dessas métricas do nosso site, e-mail e chat de suporte, utilizamos a ferramenta GetGist.

A ferramenta é super nova, tanto que a CRIARH é um usuário desde a primeira versão Beta do produto. Eles tem como proposta de valor ser uma ferramenta que faz tudo para automatizar o seu marketing, enquanto te dá excelentes insights de dados sobre os usuários.

Nele você pode enviar todos os e-mails de sua empresa, criar todos os formulários, rastrear cada ação em seu site (as pessoas que leram esse artigo, por exemplo), e a partir disso automatizar ações.

Por exemplo, é possível configurar na plataforma se você está vendo esse artigo e está cadastrado em nossa newsletter, receber a indicação de um artigo correlato em sua caixa de e-mail.

De forma prática? Para todos os cadastrados na news que acessam a página de inscrição do Congresso CRIARH é dada uma etiqueta indicando que ele está interessado no evento.

Assim, inserimos os dados da pessoa no CRM da empresa e enviamos um e-mail para a área comercial indicando um possível novo cliente. Assim, alguém da área entra em contato via e-mail ou telefone com a pessoa para tirar possíveis dúvidas do porquê a pessoa não ter comprado o evento, e se possível, dar um desconto para ela se inscrever nos próximos dias. Melhorando a relação com o cliente e aumentando as conversões de vendas.

Tudo isso é possível de ser realizado através da versão paga, a versão apenas gratuita não permite automações. Mas ainda permite dados de insights sobre os usuários, como você pode ver abaixo um exemplo.

getgist
Uma rápida olhada nos dados obtidos de um usuário do GetGist

O GetGist nos permitiu melhorar drasticamente os contatos de venda da empresa, aproximar o contato entre nós e as pessoas através do chat do canto inferior direito (free), ter insights sobre a utilização do site pelos usuários, enviar e-mails segmentados e gerais à um custo baixíssimo, criar formulários e muito mais através de sua plataforma. Atualmente é minha ferramenta favorita de marketing dentre muitas!

O lado ruim? É 80% em inglês. As poucas coisas traduzidas em português são apenas para o usuário final e nem tudo ainda está lá. Como é uma startup indiana muito nova, a tradução se faz de forma colaborativa entre períodos.

2. A ferramenta de gestão

Normalmente para fazer a gestão de uma empresa é preciso de várias ferramentas. Uma para o CRM, outra para a gestão de projetos, outra para realizar backups de dados importantes, outra para gestão das mídias sociais… É um verdadeiro inferno de tantas ferramentas, a curva de aprendizado acaba sendo gigantesca e você se enrola entre ferramentas com usabilidades diferentes.

Contudo, a CRIARH Consultoria faz tudo isso em uma ferramenta só, a qual tem uma curva de aprendizado baixa, é cheia de templates para facilitar o uso inicial, é dinâmica, customizável e gratuita.

O lado negativo é que é em inglês, porém como ela é muito customizável, cerca de apenas 10% se mantém em inglês, permitindo aos não fluentes “decorar” a função de cada coisa.

Parece a ferramenta dos sonhos e é mesmo. O nome dela é Airtable (link afiliado) e atua quase como um banco de dados inteligente e de fácil utilização. O padrão é a visualização em tabela (estilo Excel) mas é possível ter visualização estilo galeria, formulário, calendário e kanban.

A versão gratuita dele é excelente e já permite fazer isso tudo. A sua versão paga serve, principalmente, para aumentar as capacidades de tamanho da planilha e realizar relatórios dinâmicos automáticos através da ferramenta a qual eles chamam de Blocks.

Para a CRIARH, a versão paga permite criar uma ficha automática para cada palestrante e participante do 21º Congresso CRIARH, realizar previsões de vendas, relatórios de vendas, relatório de atividades interno, etc.

airtable
O planejamento da programação do 21º Congresso CRIARH no Airtable

Peço que se você for criar uma conta no Airtable (link afiliado), crie através desse link que é afiliado e nos proporciona $10 na plataforma para cada pessoa inscrita por ele. Você não precisa fazer compra e é um meio de rápido e gratuito de nos ajudar.

Inclusive, após o 21º Congresso CRIARH vamos disponibilizar o template de gestão de eventos da CRIARH Consultoria no Airtable, é super completo e é nele que planejamos e organizamos o evento que esperamos reunir cerca de 500 pessoas.

3. A ferramenta de automação

Automatizar é essencial, para quem não é familiarizado com o termo, o Google define como:

Prover de máquinas ou de dispositivos mecânicos ou eletrônicos, para agilização e otimização da produção, dos serviços etc.

Agilizar e otimizar são as palavras chave para automação. O GetGist realiza todas as ações que expliquei porque automatiza dentro dele todas as atividades.

Porém como automatizar ferramentas externas? Através do Zapier.

Ele permite, por exemplo, que os usuários cadastrados no Congresso CRIARH pela plataforma da Eventbrite sejam cadastrados automaticamente no GetGist, entrem na lista de controle de participantes do Airtable e sejam adicionados seus telefones na lista de contatos do Google Contatos. Assim, no momento que a pessoa se inscreve no evento, já recebe um e-mail do GetGist, é criada a ficha de participante dela no Airtable e certificamos que sua inscrição não tem problemas e cadastramos seu número no WhatsApp da empresa.

Incrível né? O Zapier é gratuito para até 5 automações de até 2 etapas.

zapier
Painel de automação do Zapier entre o GetGist e o Google Contatos.

4. Ferramenta extra!

Em alternativa ao Zapier, que conecta ferramentas internacionais, você pode utilizar a Pluga, que conecta ferramentas nacionais como a Conta Azul e o PagSeguro.

Nela você pode, por exemplo, automatizar seus pedidos e a emissão de notas fiscais para seus produtos. Legal né?

pluga
Site da Pluga, alternativa do Zapier no Brasil.

Como crescer uma empresa com essas 3 ferramentas essenciais

Todas essas ferramentas ajudaram a CRIARH Consultoria mudar de nível, profissionalizar, organizar e automatizar atividades nos permitiu economizar muito tempo e focar em outras atividades, como criar novos produtos e desenvolver esse blog.
 

“Ferramentalizar” sua empresa é muito importante para proporcionar crescimento à ela, ter em mãos as melhores ferramentas (e baratas) é crucial para alçar seu negócio.

Está precisando de uma consultoria para automatizar a parte digital de seu negócio? Temos expertise em gestão de empresas, estamos no mercado há mais de 20 anos no mercado!

Fale conosco e cresça sua empresa.


Foto por Lindsay Henwood em Unsplash

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Artigo por

Lucas Teles
Lucas é o Head de Inovação da CRIARH. Mas mais importante, ele é o maior apaixonado pela empresa.

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